segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Como será o Novo Hinário para as organistas?

No Hinário atual, para quem toca órgão, parece um pouco complexo ler a partitura de uma forma e tocar de outra.
Por exemplo: na pauta da mão esquerda (partes do tenor e do baixo), lemos muitas notas repetidas, porém ao executá-las devemos manter o som ligado, sem tocar as notas novamente como está escrito.
Com isso, tem surgido muitas dúvidas entre as alunas.
Algumas querem "levantar" a mão esquerda em todas as barras de compasso. Porém essa execução fica com muitas interrupções. 
A execução da mão esquerda deve ser a mais ligada possível. Devendo levantar esta mão somente nas vírgulas, onde ocorre a respiração, a qual deverá coincidir com a orquestra.
No novo hinário, a partitura já estará escrita como se deve tocar, sem aquelas notas repetidas. Todas as organistas e as novas alunas tocarão de maneira igual. 
Até mesmo estudantes de piano, se quiserem tentar tocar os hinos no órgão, os executarão da mesma forma que as organistas da CCB.
Observe abaixo um modelo de uma partitura do novo hinário:




Esta partitura não é oficial. Eu a elaborei de acordo com a forma explicada em reunião para encarregados e examinadoras no Brás, em São Paulo.


A primeira vista, por estarmos acostumados com a leitura do hinário atual, nos parece estranho a leitura em três pautas.
Contudo, a conclusão é que já tocamos aproximadamente desta forma, mas com o novo Hinário, já estará escrito da forma que tocamos.
Para já irmos treinando a leitura com três pautas, é bom estudarmos os novos métodos adaptados para órgão, elaborados pelo irmão ancião Amador Rubio: Georges Bull (25 lições), Burgmuller (20 lições) e Bach (12 lições).
Você pode encontrar esses métodos nas lojas próximas da CCB do Brás a um preço que varia de R$ 30,00 a R$ 40,00 cada um.
Qualquer dúvida, entre em contato via e-mail. Gostaria também de suas sugestões.
Obrigada por sua atenção!

2 comentários:

  1. Irmã Karine,
    A Paz de Deus!
    Muito importante o seu blog, continue postando e tirando nossas dúvidas. É um dom compartilhar conhecimentos.
    Se possível, quero saber se vamos precisar da ajuda de instrutora, para estudar o novo hinário.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Paz de Deus!
    Seria interessante se postasse alguns hinos com o dedilhado da mão direita (soprano e contralto). Isso ajudaria quem estuda em casa e toca apenas três vozes (soprano, tenor e baixo).O hinário 5 ficou mais difícil com a nova pedaleira... Senti essa dificuldade. Deus abençoe.

    ResponderExcluir