segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DICAS PARA TOCAR OS HINOS A QUATRO VOZES - Parte um

PARTE UM
 
Saudações a todos!
Hoje, quero lhes dar algumas dicas para tocar os hinos a quatro vozes. 
No hinário atual para organistas, o dedilhado está escrito para três vozes: soprano(mão direita), tenor e baixo(mão esquerda).
Entretanto, muitas organistas tocam as quatro vozes com algumas dificuldades, por não estar escrito o dedilhado para as quatro vozes.
Como exemplo, estão apenas os coros, mas, algumas organistas estão lendo aquele dedilhado para executar as três vozes!!!
Para aperfeiçoamento do dedilhado, mesmo não estando escrito, é importante o estudo dos métodos, pois os mesmos possuem exercícios de técnica que facilitam a execução dos hinos.
Na folha de introdução do hinário de organistas consta a explicação de como se deve tocar.
A maior dificuldade está na escrita da partitura do hinário atual. Como assim? Na mão esquerda (tenor e baixo) estão escritas muitas notas repetidas. 
Contudo, a execução deve ser ligada, ou seja, não repetimos as notas. 
Há organistas que "levantam" a mão em todas as barras de compasso. Isso não deve ser feito, pois na execução ligada, só devemos levantar as mãos "nas vírgulas", para respirar entre as frases. 
Nos hinos, em geral, a não esquerda é ligada. Somente nas respostas ao soprano é que apenas o tenor aparece. Mesmo sendo notas repetidas, mas sendo resposta ao soprano, nestes trechos, "todas" as notas do tenor devem ser tocadas. 
Um outro momento em que se deve tocar também as notas do tenor, é quando devemos reforçar o acento métrico, como por exemplo os hinos 49, 59 e outros do hinário nº 4.
Falarei sobre isso em outra postagem.

Continua ... (Vide parte 2)

13 comentários:

  1. ApdD! Sobre a seguinte frase:... Há organistas que "levantam" a mão em todas as barras de compasso. Isso não deve ser feito, pois na execução ligada, só devemos levantar as mãos "nas vírgulas", para respirar entre as frases...
    A irmã me desculpe mais creio que não está correto, já que o próprio programa mínimo nos manda ensinar acentuação métrica dos tempos, para que possamos identificar e acentuar os tempos fortes no hinário, pelo menos é o que posso afirmar, não há sequer 1 organista aqui na baixada santista que não marque a acentuação de todos os hinos. A irmã é de que região?

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Me desculpe, mas acho que a irmã não me compreendeu.
    Deve haver o acento métrico sim. Nas instruções iniciais do hinário para organistas, inclusive, há esta explicação. Mas não se deve levantar as mãos em todas as barras de compasso dos hinos. Somente acentuar quando o hino começa com ritmo anacrúsico. Aí, então todas as frases daquele hino serão iguais à primeira frase.
    Observe os exemplos assinalados nas instruções iniciais do nosso hinário.
    Sou da região de Itapeva-SP, sou examinadora, e juntamente com as irmãs examinadoras de Itapeva-SP, não perdemos uma reunião do Brás, em São Paulo. Nossos testes, graças a Deus, estão sendo realizados 100% dentro do novo programa sugerido pelo Brás.
    Espero ter, de alguma forma, te ajudado.
    Se quiser, pode também entrar em contato via e-mail: karineprestes@ibest.com.br.
    Terei o maior prazer em solucionar qualquer dúvida.
    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Deus me alegrou quando encontrei seu blog. APDD, Sou org. há 22 anos, amo a música mas ultimamente parei de estudar. Toco as 4 partes, mas sem dedilhado fixo, pois na época em que iniciei em 1988 o hinário nem tinha respirações e nem dedilhado imagine! rsrs. fIZ REUNIÃO DE JOVEM EM 89 E CULTO OFICIAL EM 9O. PAREI DE ESTUDAR E SÓ EM DOIS MIL REPASSEI TUDO E ME OFICIALIZEI EM sp COM IR. mARINA. dAÍ PRA CÁ NÃO PRATICO, NÃO ESTUDO NADA. Estou quase parando de tocar nos cultos, pois como não estudo parece que tudo está ficando complicado (dedilhados p estudar, hinário novo, tô triste... Me ajude me dê alguma susgestão.. eSTOU DESESPERADA, não quero parar de tocar... Sei que minha situação espiritual vai ficar ruim se isso acontecer e eu não quero... Me ajude em nome do Senhor Jesus. Me adicione se for possível, quero voltar a estudar... quero voltar a tocar andressaramus@hotmail.com. Deus te abençoe APDD Anciosa aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  5. Queria tanto que me respondesse!!!

    ResponderExcluir
  6. Neste blog também tem muita coisa interessante, e alguns métodos tbm:
    http://espacomusicalorganistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. quero tirar uma duvida com vcs tenho muiita dificuldade nos dedilhados dos coros hinario 5 no contralto tem como vcs mandar os numeros dos dedilhados do contralto ??/ DEUS abençoe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os coros ja vem com os dedilhados do contralto, nao?

      Excluir
    2. os coros ja vem com os dedilhados do contralto, nao?

      Excluir
  8. Uma vez eu achei um hinario q uma organista fez com toda numeração do contralto, mas infelismente eu perdi pq meu celular foi formatado

    ResponderExcluir
  9. A paz de Deus,
    Quero muito melhorar e aprender a tocar com o contralto. Alguém pode me orientar? Como posso fazer para aperfeiçoar?

    ResponderExcluir