PARTE DOIS
Vou falar agora sobre a execução da mão direita.
Quando tocamos os hinos a três vozes, na mão direita executamos apenas o soprano. TODAS as notas do soprano devem ser executadas. Algumas organistas estão "emendando" as notas repetidas. Como, por exemplo, o hino 117 (hinário 4). Em algumas introduções, ouvimos um único som nas notas sol e si repetidas. Essa execução confunde a orquestra e a irmandade.
Na execução a quatro vozes, na mão direita (soprano e contralto), TODAS as notas do soprano devem ser tocadas, pois são as notas mais importantes do hino, correspondem à melodia.
Já as notas do contralto devem ser LIGADAS, assim como expliquei anteriormente a respeito da mão esquerda (tenor e baixo).
Tenho observado que a maioria das organistas, quando executam as quatro vozes, estão tocando TODAS AS NOTAS da mão direita (soprano e contralto).
Como disse antes, a partitura está escrita para repetirmos tudo, mas, na realidade, não se deve tocar assim.
O contralto só "aparece" em resposta ao soprano. Caso contrário, somente será um "acompanhamento" do soprano.
Outro ponto importante é que devemos estudar bastante para TER FRANQUEZA nos cultos.
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